Morango, maçã e caju não são frutas; saiba por que eles recebem outro nome

Caju, maçã e morango são alimentos saborosos e nutritivos, mas não são frutas e sim pseudofrutos (ou falsos frutos).
Para ser uma fruta, é preciso que ela venha do ovário da flor de uma planta.
No caso do caju, o fruto é a castanha. No morango, as frutas são os aquênios, aquelas “sementinhas” que ficam na polpa. E na maçã, a fruta é a parte central da polpa, onde ficam as sementes (veja as fotos abaixo).
Os pesquisadores Davi Junghans e Sandro Bonow, da Embrapa, explicam que a função de um fruto, seja falso ou verdadeiro, é atrair os animais e disseminar as sementes.
“As frutas, de forma geral, são doces, sendo assim atrativas para os animais. Ao consumir esses alimentos, eles dispersam as sementes na natureza e promovem a continuação da espécie (da planta)”, complementa Sandro Bonow.

Caju
É nativo do Brasil;
O Ceará é o maior estado produtor do país;
A polpa é usada em sucos, na cajuína e em alimentos plant based (feitos de vegetais);
A castanha é usada na alimentação, em bebidas e cosméticos. O LCC (líquido da castanha de caju) é matéria-prima para tintas e vernizes e também combustível em fornalhas.

Maçã
É nativa da Ásia;
Santa Catarina é o maior estado produtor do país;
É consumida in natura, em recheios de receitas e em bebidas.

Morango
Veio da França;
Minas Gerais é o maior produtor do país;
É consumido in natura, em sucos e geleias.
