Sema, IFF e Emater-RJ se unem para melhores condições de trabalho das bolandeiras de SFI


Uma parceria de iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) visa melhorar as condições de trabalho das bolandeiras (quem trabalha na produção de farinha de mandioca)do município. Nesta terça-feira (9), o assunto foi discutido numa reunião entre representantes da Sema, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RJ) e do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus de Bom Jesus do Itabapoana.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, o objetivo principal é viabilizar estudos técnicos acerca do reaproveitamento da manipueira — água residuária oriunda da produção de farinha de mandioca, além de cumprir recomendações do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Ministério Público Federal (MPF) sobre melhorias na linha produtiva, tais como instalações, equipamentos e tratamento de resíduos e efluentes.

“Nesta quinta-feira (11), estaremos reunidos com 17 bolandeiras para tratarmos desse processo de legalização, que também beneficia o meio ambiente, uma vez que a manipueira, por exemplo, pode contaminar lençóis freáticos”, explicou. O encontro vai acontecer às 14h, na sede da Prefeitura de SFI.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.