Covid-19: SFI inicia vacinação de reforço em adolescentes entre 12 e 17 anos


Adolescentes entre 12 e 17 anos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há, pelo menos, quatro meses, devem retornar à unidade de Saúde para receber a dose de reforço. São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou a aplicação nesta semana.

 

A medida segue recomendação do Ministério da Saúde. Conforme o órgão divulgou em nota técnica, a dose adicional é necessária devido “a redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes”.

 

Segundo o Governo Federal, o imunizante recomendado para o reforço é da Pfizer, sobretudo quando se tratar de adolescentes gestantes ou puérperas. Também é prevista a utilização da Coronavac.

 

“Os dados nacionais e municipais evidenciam a importância da vacinação para combater doenças, principalmente, a Covid-19 neste contexto atual. Desta forma, não deixe de receber o reforço e de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, afirmou o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza.

 

A vacina está disponível em 12 unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.

 

Para agendar, basta apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Vacinômetro — De acordo com dados divulgados pela SMS nesta quarta-feira (1º), SFI aplicou 34.823 vacinas como primeira dose. A segunda dose foi aplicada em 31.691 pessoas, enquanto que quase 17 mil receberam o reforço.

 

Quanto à dose pediátrica, o município aplicou quase 5 mil vacinas, sendo 3.091 como primeira dose e 1.908, como segunda.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU