Santuário inicia projeto de restauração para aniversário de 90 anos do Cristo Redentor


Equipe responsável pelo projeto contará com alpinistas, escultores, geólogos e especialistas.

O Santuário Cristo Redentor deu início nesta terça-feira (27) ao projeto de restauração “Cristo 90 anos”, que irá preparar o monumento para o aniversário de nove décadas comemorado no dia 12 de outubro de 2021.

 

 

O objetivo é identificar os agentes que botam em risco a integridade do monumento e elaborar projetos para o tratamento preventivo. Após estudos e levantamentos, foi preparado um plano de ações de conservação.

 

 

As atividades terão como foco evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura, além de prevenir acidentes com pessoas. A primeira etapa consiste na realização de análises e a construção de um andaime multidirecional com escada modular, para acessar o interior da escultura.

 

 

De acordo com a arquiteta Cristina Ventura, foram identificados danos no dedo médio direito, na cabeça e na base, do lado esquerdo do corpo. Eles teriam sido caudados por raios ou corrosão da ferragem.

 

 

 

O trabalho realizado irá contar com uma equipe multidisciplinar formada por 40 profissionais, entre eles alpinistas, escultores, técnicos de escaneamento 3D, geólogos e outros especialistas.

 

 


Eram esperados na cerimônia de inauguração do projeto nesta terça-feira (27), o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar; do professor e engenheiro Luis Miranda; do geólogo César Mendonça Ferreira; e da arquiteta Cristina Ventura.

 

 

 

Parceria com universidades e uso de drone
A equipe que irá elaborar o plano de atividades seguirá um trabalho em parceria com instituições de ensino e pesquisa como as universidades federais de Juiz de Fora, Ouro Preto e Rio de Janeiro.

 

 

Entre as tecnologias utilizadas para fazer registro do monumento, será realizada fotogrametria aérea e terrestre. Na atividade, milhares de fotos são tiradas por drones equipados com câmeras de alta resolução.

 

 

Todas as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) serão seguidas.

 

 

Cristo Redentor em números
38 metros de altura (30 do monumento + 8 do pedestal)
Altura equivalente a um prédio de 13 andares
Localizado a 710 metros acima do nível do mar
Primeira visitar ao cume do Corcovado se deu em 1824, liderada por Dom Pedro II
Inauguração em 12 de outubro 1931

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU