Cobra resgatada na área central de SFI


Após ser acionada através do Canal Verde (9.8161-6713), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema-DC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) providenciou o resgate de uma jiboia (Boa constrictor).

 

A ação, realizada pelos agentes Brito e Peixoto da Guarda Civil Municipal (GCM), aconteceu na tarde de sábado (26), numa residência, na Rua José Luiz de Freitas, na área central do município.

 

“O animal invadiu a casa por um buraco no muro do imóvel, atacando e matando um coelho. Como a ocorrência aconteceu no final de semana, acionei a GCM, que prontamente enviou uma equipe ao local e resgatou a cobra, com cerca de dois metros de comprimento”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, acrescentando:

 

“O réptil foi solto em um córrego, na zona de amortecimento, nas imediações da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). Vale ressaltar que a jiboia não é venenosa e somente ataca o homem para se defender.

 

É importante nunca tentar fazer a captura de animal silvestre por conta própria, já que ele pode reagir agressivamente caso se sinta ameaçado por estar fora do habitat natural. A orientação é não matar o animal e acionar a Sema-DC pelo telefone do Canal Verde para que haja o resgate com segurança”.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.