SFI promove ação no Dia Internacional de Limpeza de Praias


Na manhã deste sábado (22), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), vai promover uma ação em referência ao Dia Internacional de Limpeza de Praias. A atividade será realizada a partir das 8h, na Praia de Santa Clara, e tem como tema “Pense globalmente. Aja localmente”

A proposta da limpeza é identificar a origem dos materiais encontrados na areia. O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, explicou que muitos dos navios que navegam pela costa brasileira, como os originários da Alemanha, do Peru e dos Estados Unidos, lançam resíduos na água.

“Através da classificação do que será encontrado é possível, em escala mundial, tentar diminuir a produção de lixo por meio de iniciativas que envolvam a cadeia produtiva”, esclareceu. Ele lembrou que, atualmente, no Estado do Rio de Janeiro, uma lei proíbe a produção de canudos feitos de plástico, um dos objetos mais encontrados. Esse tipo de item pode ser substituído pelo o que é fabricado com papel, que é biodegradável.

Após o trabalho, que reunirá aproximadamente 15 funcionários da Sema, será elaborada uma planilha para ser enviada para a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente. O material recolhido será descartado pela coleta de lixo oferecida pela municipalidade.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.