Balanço positivo da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) divulgou o balanço do volume de embalagens vazias de agrotóxicos para destinação correta que foram recolhidas no município. De acordo com o secretário da pasta, Ilzomar Soares, mais de uma tonelada de material foi encaminhado para uma empresa sediada em São Paulo, responsável pelo processo de reciclagem.

“A pesagem total para destinação final das embalagens vazias atingiu 1.300 quilos. Na Sema foram entregues 400 quilos e 900 quilos em outros postos de recolhimento. Classificamos a ação, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, de bastante produtiva”, revelou o secretário.

Soares explicou o motivo pelo qual o volume diminuiu em relação à campanha realizada no ano passado, que arrecadou aproximadamente 2.300 quilos.

“Em 2017 havia um estoque de embalagens no campo, mas a partir de agora, com a limpeza que fizemos, passaremos a ter um recolhimento compatível com a utilização de material durante o período de um ano. Percebemos também a utilização de menos defensivos invasivos, o que demonstra maior conscientização por parte dos agricultores”, ressaltou, acrescentando:  

“Vamos tentar dar continuidade a esse trabalho também no ano que vem, através de uma data pré-elaborada. É uma vitória contribuir com esta ação, já que muita gente em SFI usava as embalagens de agrotóxicos como recipiente de água para consumo humano e animal, colocando em risco a saúde deles. Os agricultores recebem um comprovante da entrega ficando regularizados junto ao Instituto Estadual do Ambiente (IEA) em relação à destinação final das embalagens de agrotóxicos”, destacou.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos elogiou a iniciativa. “Estamos com uma política nova de conscientização ambiental, que está sendo implantada no município. Infelizmente as gestões passadas não se preocuparam com esta questão de tamanha importância para a vida dos agricultores e das pessoas e também para a conservação do Meio Ambiente”, declarou Francimara.  

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU