Desfiles cívicos em SFI acontecem nesta quinta (6) e sexta-feira (7)


As cerimônias pela Independência do Brasil vão acontecer nesta quinta-feira (6), a partir das 14h, no Centro, e na sexta-feira (7), às 9h30, na localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana (SFI). A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que participará dos desfiles, decretou ponto facultativo a partir do meio-dia nesta véspera de feriado. Neste ano pela primeira vez a Escola Municipal Professor Herval Luiz dos Santos Batista, localizada na área central do município, terá uma Corporação Musical para se apresentar nos desfiles cívicos.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, a expectativa é que a parada realizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana seja a maior da história da cidade. “Somente de funcionários e alunos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) nós esperamos contar com a presença de cerca de 2500 pessoas”, afirmou.

Segundo ela, secretarias municipais, como a de Administração e de Saúde, o Colégio Estadual São Francisco de Paula (CESFP) e a Escola Irmãos em Cristo (EIC) também já confirmaram a participação. Quanto à corporação musical da escola municipal do Centro, ela destacou que esta é uma das quatro bandas municipais que SFI possui.

Há cerca de dois meses, 70 estudantes da unidade de ensino estão participando de ensaios com dois instrutores. De acordo com a diretora adjunta do local, Ana Cecília Viana, os encontros para preparação foram intensificados recentemente.

“No início realizávamos dois ensaios semanais, depois passamos para três e agora optamos por fazer todos os dias desde semana passada para ajustar os últimos detalhes”, explicou. Ela contou que no decorrer do desfile serão apresentadas cinco músicas, entre elas o Hino da Independência e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Francimara destacou a importância da presença da população durante a cerimônia. “É uma das datas mais importantes do calendário brasileiro. Contamos com a participação de todos que puderem estar presentes aos desfiles. Esta semana estive no Centro de Convivência para a entrega dos novos uniformes e também convidei os nossos idosos para abrilhantarem ainda mais o evento. Será uma grande festa cívica!, revelou otimista a prefeita.

Ponto Facultativo — As repartições públicas municipais funcionarão somente até as 12h nesta quinta-feira. A determinação da prefeita Francimara foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (31). “O Poder Público Municipal, sempre coeso com os servidores públicos, respeito a essa tradição patriótica, reconhecendo que nessa data as pessoas se reúnem para reverenciar a Pátria e também se deslocam para o convívio de parentes distantes”, considerava o decreto nº 52.

As secretarias municipais de Saúde; de Transporte; de Turismo, Indústria e Comércio; e de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, segundo o documento, estão encarregados de organizar seus respectivos setores para atuarem na data.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.