RioAgro Cana lanças sementes de inovação e tecnologia


    Inovar, apostar em tecnologia e conhecimento, para expandir a produção da cana-de-açúcar no Estado do Rio, é a semente que o RioAgro Cana vai lançar para usinas e produtores, em evento que será realizado na próxima quinta-feira (21/09), pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (SISERJ). 

 O RioAgro Cana vai ser realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), das 8h às 17h, com o presidente do SISERJ, Frederico Paes, e diretor da Usina Coagro/Sapucaia, destacando que ele está organizado em palestras técnicas, por diferentes painéis, e demonstração de campo. Os painéis são “Produção, Mercado e Crédito Rural”, “Recuperação de Canaviais”, “Inovação”, e “Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção”. “Estamos trazendo para o produtor de cana do Estado do Rio tecnologias, técnicas que estão sendo aplicadas em grandes centros produtores”, assinala Frederico Paes, acrescentando que o encontro tem a organização das empresas Fatore e Smartt Midia. Ele cita como exemplo a palestra de Paulo César Molina, sobre “Necessidade Hídrica, qualidade das águas e sistemas de distribuição”. 
  Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em Hidráulica, Mestrado pela Agricultural University of Wagningem, na Holanda, Molina foi pesquisador do extinto IAA/Planalsucar, onde trabalhou com pesquisas em irrigação, drenagem e fertirrigação em cana de açúcar. A prefeitura de Campos irá lançar no evento o programa AgroCana, pacote de medidas para apoio da retomada da produção, como resultado do esforço de integração do segmento com os poderes públicos, cita Frederico Paes. No campo, tecnologia e inovação vão oferecer demonstrações práticas e pioneiras para o segmento da cana-de-açúcar no Estado do Rio. 
  É o caso da máquina colheitadeira de cana, desenvolvida em conjunto por pesquisadores brasileiros e alemães, que será mostrada pela primeira vez em terras brasileiras. “A colheitadeira foi desenvolvida em uma universidade alemã com consultoria de produtores e entidades de pesquisa do Rio, por um convênio com o programa Rio Rural do estado. 
 A máquina é baseada na característica das pequenas propriedades do estado, às nossas condições de solo e teve acompanhamento de instituições como a Pesagro-RJ e a UFRRJ”, pontua Frederico Paes, presidente do SISERJ. Outra inovação é o uso de sobrevoo com drones para identificação, com coordenadas GPS, de falhas de plantio em canaviais. “Vamos mostrar uma tecnologia que grandes centros aplicam e que o produtor em Campos poderá ter acesso, para ampliar a produtividade e reduzir perdas”, enfatiza Frederico Paes, referindo-se à técnica desenvolvida na Uenf que será exposta no evento.   O RioAgro Cana une produtores, usinas e a pesquisa científica, com participação da UENF e da UFRRJ. O evento integra importantes players, que apoiam e ajudam na realização do evento, como Grupo MPE, Sescoop, Águas do Paraíba, Banco do Brasil, Sicoob Sul, Bracom, a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana, e o Campos Convention&Visitors Bureau, entre outros. Painéis RioAgro Cana 2017 Abertura 08h30 – Solenidade de abertura do evento com autoridades públicas do Município e do Estado. – Assinatura do Projeto AgroCana. 
   Painel Produção, Mercado e Crédito Rural 09h00 – Marcel Cardoso (Superintendente de Planejamento do Município de Campos) e Tito Inojosa (presidente da Asflucan) – Exposição do programa Agrocana. 09h15 – Marcos Dias (presidente da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil) – Organização por sistema de cooperativas na produção rural. 09h30 – Banco do Brasil – Crédito Rural e Plano Safra. 09h45 – Ricardo Inojosa – Perspectiva do mercado do açúcar e do álcool Painel Recuperação de Canaviais 10h15 – Dr. Josil de Barros Carneiro Júnior (UFRRJ) – Potencial de novas variedades para a região. 10h45 – Dr. 
   Willian Pereira (UFRRJ) – Produção de mudas de cana, velhos e novos conceitos. Painel Inovação 11h15 – Dr. José Carlos Mendonça (UENF) e o eng. agrônomo Conrado Aguiar Barreto – Identificação e recuperação de falhas com uso de drone. 11h45 – Demonstração de campo do uso de drone. ALMOÇO Painel Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção 14h00 – Dr. Paulo César Molina – Necessidade Hídrica, qualidade das águas e sistemas de distribuição para cana-de-açúcar. 14h30 – Dr. Leonardo Ubiali Jacinto – Nova tecnologia de barra irrigadora, com baixo custo e redução de consumo de água. Painel Inovação 15h00 – Colheitadeira Projeto Alemanha – Lançamento de nova colheitadeira para pequenos e médios produtores. Apresentação da equipe conjunta do projeto, com técnicos alemães, da Pesagro, UFRRJ e do programa Rio Rural. Fonte Ascom
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.