Lula confirma general Amaro para comando do GSI


O presidente Lula definiu, em reunião nesta quarta-feira (3), o nome do general Marcos Antônio Amaro dos Santos para assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

 

A escolha foi oficializada em encontro com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o próprio general Amaro, que foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff e comandou a Casa Militar da petista.

 

O presidente deve anunciar o nome de Amaro durante almoço com o Alto Comando do Exército, marcado para o início da tarde desta quarta-feira.

 

O militar assume o comando do GSI no lugar do general Gonçalves Dias, que pediu demissão no dia 19 de abril, após a divulgação de imagens da atuação dele e de outros militares do Gabinete de Segurança Institucional durante os ataques golpistas de 8 de janeiro, quando criminosos invadiram e depredaram as sedes dos três poderes.

 

Após a demissão, o órgão foi passou a ser comandado interinamente por Ricardo Cappelli, que também atuou como interventor federal na segurança pública do DF após os ataques.

 

Desde que assumiu o GSI, Cappelli passou a arquitetar uma reestruturação no órgão, que será apresentada a Lula. No fim de abril, pelo menos 146 servidores foram exonerados do gabinete.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU