Número de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados no RJ é o maior em 10 anos


Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Governo mostra que, desde o início do ano até o último domingo (25), 33.350 motoristas foram flagrados em blitzes da Lei Seca – 88 a mais que em 2012.

 

O número de motoristas flagrados pela Lei Seca dirigindo sob efeito de álcool é o maior em 10 anos.

 

O balanço, divulgado pela Secretaria de Estado de Governo, mostra que, desde o início do ano até o último domingo (25), 33.350 motoristas foram flagrados em blitzes da Lei Seca – 88 a mais que em 2012, quando foi registrado o recorde anterior (33.262).

 

Na véspera do Natal, o pequeno Davi, de um mês e meio, morreu depois de uma batida na estrada Francisco da Cruz Nunes, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

 

O motorista que causou o acidente disse em depoimento ter bebido sete chopes antes de dirigir.

Ele foi identificado como Lucas Alves de Azeredo Araújo, de 24 anos.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, ele não foi autuado em flagrante porque o exame clínico do Instituto Médico-Legal não constatou alteração na capacidade psicomotora. A investigação está em andamento para determinar a responsabilidade criminal do motorista.

 

O corpo do bebê foi enterrado na segunda-feira (26) – a família não se conforma com as respostas que recebeu até agora.

 

“Por que o delegado, com provas que pra mim são cabais, uma confissão de culpa, naquele momento não prendeu em flagrante? É crime, existe crime. Meu filho está morto. A gente não tem como reaver isso. Mas a gente tem como evitar que outros filhos de outras pessoas acabem morrendo”, disse o pai do menino, o comerciante Vincius Pellegrino, de 30 anos.

 

Quase 600 bêbados no Natal
No fim de semana do Natal, os agentes da Lei Seca abordaram 3.654 motoristas – 568 foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

 

A maioria na Ilha de Guaratiba e no Recreio dos Bandeirantes (32,9%).

Niterói, onde aconteceu o acidente com o bebê, vem em segundo lugar, junto com Nilópolis (27,5%).

 

Em terceiro, Campo Grande (27,3%), seguido de Nova Iguaçu (23%), Jacarepaguá (11,8%) e Petrópolis (22,1%).

 

“Nós aumentamos nossa fiscalização. Saímos de 15 para 30 equipes. Dinamizamos a operação e com isso flagramos mais pessoas irregulares”, explicou o coordenador da Lei Seca, Arthur Barbosa.

 

Para a Secretaria de Estado de Governo, o aumento do número motoristas flagrados pode ter relação com o aumento do consumo de álcool durante a pandemia.

 

Para evitar acidentes, os agentes da Lei Seca vão intensificar as fiscalizações nas estradas e nos pontos onde há grande concentração de pessoas durante o réveillon.

 

Na virada do ano, as ações de educação e fiscalização também serão reforçadas nas praias e centros gastronômicos.

 

“A Lei Seca estará nas ruas, na virada do ano, e vai permanecer até a manhã do dia 1º de janeiro. Essa série histórica que nós batemos, para nós não é bonito. O bonito é a população se conscientizar que não pode dirigir depois de beber e mudar essa cultura no Rio de Janeiro”, finalizou Barbosa.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU