Curso de Formação do Projeto Estratégico Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea no próximo dia 22


O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), em parceria com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e o Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania, desenvolvido junto à Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, realizam o Curso de Formação do Projeto Estratégico Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea (Precav). A capacitação será realizada no próximo dia 22, das 9h às 11h, na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), sendo direcionada aos servidores municipais.

 

A atividade de formação é voltada para a rede ampliada de atendimento e proteção a vítimas de violência e tem como objetivo sensibilizar e capacitar gestores e servidores públicos, ampliando seus conhecimentos sobre os temas do trabalho escravo e do tráfico de pessoas.

 

Os organizadores acreditam que o curso vai aperfeiçoar a assistência às vítimas e a articulação da rede de atendimento. A carga horária da formação será de duas horas, em encontro presencial, com metodologia expositiva e exercícios práticos, sendo necessário fazer a inscrição por intermédio do link https://bit.ly/precav_SFI.

 

“Esta capacitação é a primeira ação realizada através da parceria firmada entre o município e o Ministério Público do Trabalho do Estado visando a prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo. Assim, objetivamos capacitar e sensibilizar gestores e servidores municipais sobre os temas, aperfeiçoando a assistência às vítimas”, ressaltou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.

 

EMENTA DO CURSO
Aula 1 – 9h às 9h30 – Conceituação de Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Migração. Atuação da Fiscalização do Trabalho e do MPT. Guadalupe Couto (MPT-RJ)

 

Aula 2 – 9h30 às 10h – Interseccionalidade de classe, raça e gênero: observações sobre trabalho infantil, trabalho doméstico, trabalho sexual e escravidão contemporânea. Dra. Danielle Cramer e Dra. Fernanda Diniz (MPT-RJ).

 

Aula 3 – 10h às 10h30 – SUAS e o atendimento às vítimas do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Fluxos de atendimento e aspectos psicossociais. Thaiany Motta e Yasmim França (Caritas-PARTE/ProjAI RJ)

 

Aula 4 – 10h30 às 11h – Treinamento sobre o Fluxo com Simulação de atendimento. Ludmila Paiva (Caritas-PARTE/ProjAI RJ)

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU