Prefeita reabre centro cirúrgico do Hospital Manoel Carola


O centro cirúrgico do Hospital Municipal Manoal Carola, em São Francisco de Itabapoana, foi reaberto na tarde dessa quinta-feira (19) pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. Este é mais um importante investimento destinado à unidade.

O local foi reformado, passando por remodelação, e recebeu equipamentos de última geração para voltar a funcionar. Segundo Francimara, cirurgias de hérnias, uma das principais demandas atualmente, serão os primeiros procedimentos a serem realizados.

 

“Quantos avanços nós tivemos aqui no hospital. Quando assumimos a administração, não havia nem rampa de acessibilidade para o piso superior. Os anos se passaram e quanta evolução, crescimento e progresso temos registrado”, afirmou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores. Ela citou que “a gente ainda tem muito a avançar” e informou que buscará recursos junto ao Ministério da Saúde para equipar a maternidade.

 

O vice-prefeito, Raliston Souza, observou que a reabertura é um sonho da população e evidencia o zelo e comprometimento da prefeita. “A gente não faz somente o que promete. Paralelo a isso, vamos além, por meio do potencial e capacidade de gestão de Francimara e toda equipe”, disse.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, neste primeiro momento, serão realizadas cirurgias gerais e vinculadas ao planejamento familiar (esterilização masculina e feminina). Ele lembrou que a inauguração foi adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), visto que o local destinado ao centro cirúrgico foi usado como setor de isolamento para pacientes com a doença.

 

“Até o final do ano, vamos iniciar as cirurgias de emergências, como apendicite. É preciso dar um passo de cada vez. Desta forma, vamos realizar também o sonho da maternidade”, avisou.

 

Representando a Câmara Municipal, o vereador Fauazi Cherene revelou-se emocionado ao constar os avanços registrados no HMMC, apesar “das dificuldades que a Secretaria Municipal de Saúde têm para atender os moradores com dignidade”. Ele, que já atuou como secretário da pasta em gestão anterior, relatou:

 

“Sou testemunha do avanço que a Saúde do município teve desde a época em que fui secretário até o momento atual da prefeita Francimara, vendo que promessas se tornaram realizações. Em nome da população, agradeço todo empenho e carinho”, ponderou, citando realizações como o Centro de Imagem, rampa de acessibilidade e usina de gases medicinais.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU