Agricultura: inscrições abertas para curso sobre barragens subterrâneas


Com o objetivo de promover a qualificação de profissionais que atuam na agricultura de São Francisco de Itabapoana (SFI), será realizado um curso sobre barragens agrícolas na próxima sexta-feira (20), no Espaço do Produtor.

A qualificação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob Fluminense), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater–RJ), Governo do Estado e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

O curso vai abordar tecnologias sociais hídricas adotadas no semiário brasileiro e especifidades que envolvem a construção de uma barragem subterrânea, tais como tipos, modelos, seleção de local e etapas de construção, além do manejo do solo e da água. A qualificação envolverá ainda um dia no campo, a ser realizado no dia 24 na Fazenda Areia Dourada.

 

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, informou que as inscrições são gratuitas. Para se inscrever e ter acesso a maiores informações, os interessados devem entrar em contato através do “e-mail”: cnps.sipt@embrapa.br.

 

“Desde terça-feira (17), duas equipes da Embrapa Solos atuam no município na construção das barragens e, paralelamente, na implementação do projeto de recuperação de áreas degradadas”, explicou, destacando que esta é a primeira vez que SFI recebe uma visita técnica desta empresa.

 

Seguno ele, outros projetos serão desenvolvidos em parceria como a vinda do Fertmovel, veículo desenvolvido pela Embrapa Solos, que é um laboratório completo direcionado para análises de fertilidade do solo.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU