Prefeitura amplia testagem e implementa novas medidas de enfrentamento à Covid-19


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) passa a adotar novas medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), além de reforçar as já existentes. A decisão ocorreu durante reunião remota, na tarde desta terça-feira (25), onde foi discutido o aumento no número de casos positivos de infecção por Covid-19 no município.

No encontro virtual, os participantes apresentaram dados sobre o cenário epidemiológico do município para avaliar a adoção de medidas de enfrentamento à Covid-19. Houve o consenso a respeito da necessidade da manutenção do estado de alerta e intensificação das medidas de proteção, sobretudo no que se refere à testagem dos pacientes sintomáticos.
Desta forma foi determinada a ampliação da testagem destes pacientes com sintomas para as 11 unidades polos de Estratégia Saúde da Família (ESF) para facilitar o acesso da população ao diagnóstico. 
Também ficou mantida a obrigatoriedade de testagem de todos os servidores da prefeitura, antes de começar a atuar nos trabalhos e caso seja confirmada a infecção, ocorrerá o afastamento imediato das atividades. Será intensificada a vacinação das crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através da utilização das escolas para realizar a imunização.
“Nos últimos dias, identificamos um significativo número de infectados por Covid-19 e embora isto não esteja se refletindo no aumento da hospitalização, temos que monitorar permanentemente o cenário epidemiológico para a implantação de medidas voltadas ao enfrentamento da doença.
Neste momento, a taxa de ocupação é de 20%, já que o município possui cinco leitos de ventilação mecânica destinados aos pacientes com Covid e outros cinco de uso geral, mas que podem ser revertidos também para o tratamento de infectados com a doença caso haja necessidade”, informou o secretário de Saúde, Sebastião Campista, que participou da reunião.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que também teve participação na reunião virtual, destacou a importância da testagem. “Vale ressaltar que tivemos um efeito bastante satisfatório com obrigatoriedade da testagem contra a Covid dos funcionários da prefeitura, uma forma de proteção da população. Vamos continuar monitorando a situação. Caso haja uma mudança no cenário, voltaremos a nos reunir para definirmos as medidas que precisarão der adotadas”, garantiu a prefeita. 
Participaram também da reunião o vice-prefeito Raliston Souza, o ex-prefeito e marido da prefeita Frederico Barbosa Lemos, a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, o procurador geral do município, Jules Rimet, os secretários Robson Santana (Educação e Cultura), Erbson Gomes Pires, o Bibinho (Administração) e Joana Ramos (Particular), além dos assessores Angela Rangel (Especial) e Diego Santos (Comunicação). 
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU