Biden ordena sanções contra facção criminosa brasileira


Departamento do Tesouro americano identificou dez indivíduos e 15 entidades em quatro países que terão bens e interesses nos EUA bloqueados. Organização brasileira ligada ao narcotráfico está entre elas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira (15) uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais. A facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) está entre os alvos de suas sanções.

 

O Departamento do Tesouro dos EUA designou 10 indivíduos e 15 entidades em quatro países que, segundo os americanos, estão envolvidos ou tentando se envolver em atividades ou transações que contribuíram ou representam risco de contribuir materialmente para a “proliferação internacional de drogas ilícitas ou seus meios de produção”.

 

Assim, os bens e interesses em propriedade dos indivíduos ou entidades listados que estão nos EUA ou na posse ou controle de norte-americanos serão bloqueados e reportados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) americano.  Além disso, também serão bloqueadas todas as entidades que sejam de propriedade, direta ou indiretamente, em 50% ou mais de um ou mais dos indivíduos citados. 

 

Segundo a embaixada dos EUA em Brasília, é a primeira vez que um cartel brasileiro entra na lista. O governo brasileiro foi informado da medida pelas autoridades norte-americanas.

 

A lista de alvos da medida cita o PCC ao lado de organizações como o Cartel de Sinaloa, os Zetas e o Cartel de Juárez (grupos criminosos mexicanos) e o Clã do Golfo (organização colombiana também envolvida com narcotráfico).

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU