Ação inédita no município: Prefeitura doa 4 tipos de vacinas aos pequenos produtores para garantir imunização do gado


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está doando quatro tipos de vacinas (febre aftosa, brucelose, raiva e manqueira) para imunizar bovinos e bubalinos (búfalos).

A medida, inédita no município, beneficia os criadores com até 30 animais e vai até o próximo dia 20 de dezembro, data do término da segunda etapa da campanha de vacinação contra a aftosa.

 

A dose contra a brucelose é destinada às fêmeas de três a oito meses e as demais, para animais com até 24 meses de idade. Os criadores necessitam estar cadastrados na Defesa Agropecuária, a fim de retirarem as vacinas na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, devendo levar um isopor com gelo para conservação do imunizante.

 

O órgão está localizado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, em frente à Praça da Igreja de São Francisco de Paula, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Eventuais dúvidas podem ser tiradas através do telefone (22) 2789-1118.

 

 

“Vale ressaltar que, embora apenas as vacinas contra a aftosa e a brucelose sejam obrigatórias, a imunização do gado também contra a raiva e a manqueira é extremamente necessária, pois garante a sanidade do rebanho e ajuda os criadores, que têm os custos minimizados”, revelou o subsecretário de Agricultura, Daniel Abílio, acrescentando que o envio das declarações de imunização da aftosa aos Núcleos de Defesa Agropecuária deve acontecer em até cinco dias após a vacinação.

 

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância do município apoiar os pequenos produtores ofertando as vacinas. “Estamos contribuindo para que tenhamos animais com mais saúde e isso beneficia a todos, inclusive os consumidores, que poderão ter acesso a carne e produtos derivados do rebanho com mais qualidade”.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU