Cristo Redentor tem festa para comemorar 89 anos nesta segunda-feira


Programação de aniversário tem bolo, missa e bençãos para os visitantes. Em 2007, o Cristo foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno.

 

O Cristo Redentor, um dos símbolos Rio de Janeiro, comemora 89 anos nesta segunda-feira (12), já na campanha rumo aos 90 anos em 2021.

 

 

A agenda está cheia de atrações religiosas, sociais e culturais mesmo em tempos de pandemia. Até as 18h, haverá bênção aos turistas e peregrinos de hora em hora.

 

A festa começa com uma vigília programada para a meia-noite. Pela manhã, haverá a Santa Missa em Ação de Graças, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

 

 

Aniversário tem que ter bolo e o do Cristo Redentor será preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA). Este ano, as fatias serão embaladas individualmente por causa do coronavírus.

 

 

E para comemorar o Dia das Crianças está prevista a doação de brinquedos arrecadados na campanha Ativa Criança. Os brinquedos novos doados por centenas de cariocas e higienizados serão entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio de Janeiro ao longo da semana.

 

 

Ao meio-dia, o Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, junto com a cantora Elba Ramalho, vai rezar o Ângelus e o Terço Mariano, em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, data também celebrada na segunda-feira.

 

 

O santuário do Cristo tem uma capela, que fica abaixo do monumento, dedicada à Nossa Senhora Aparecida. O local recebe turistas e moradores da cidade para preces e agradecimentos por graças alcançadas.

 

 

Comemoração noturna
A partir das 18h, a Orquestra Jovem nas Comunidades, de Itaguaí, na Região Metropolitana, fará uma apresentação seguida de uma projeção com alguns trabalhos do santuário Cristo Redentor no ano de 2020.

 

 

 

Na terça-feira (13), a festa continua com uma missa em Ação de Graças pela marca de 1 milhão de pães doados pela campanha social Cristo Redentor, Eu Quero Doar”, em parceria com a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria.

 

 

A celebração será presidida pelo Padre Omar, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes.

 

 

A campanha já entregou mais de 200 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal, proteção facial e limpeza. Ao todo, são mais de 180 comunidades carentes atendidas em todo o estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

Toda a programação será transmitida pelo canal do reitor do santuário no (youtube.com/padreomar) e pela WebTV Redentor.

 

 

História
O Cristo foi erguido em 1931 no topo do Morro do Corcovado. A pedra fundamental da estátua foi lançada em 1922.

 

As obras começaram para valer, porém, em 1926. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estátua foi o artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski.

 

 

O acesso ao ponto turístico pode ser feito através de um trem especial, partindo do Cosme Velho, vans credenciadas, ou a pé, após uma boa caminhada pelo Parque Nacional da Tijuca.

 

A estátua, feita de pedra-sabão, é considerada patrimônio histórico desde 1937. Em 2007, o Cristo Redentor foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, através de uma votação realizada pela internet, organizada pela New 7 Wonders Foundation.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.