Depois de cerca de 5 meses, bares e restaurantes voltam a funcionar em Campos dos Goytacazes, no RJ


Decreto publicado nesta sexta-feira (7) regulamentou as normas para o funcionamento dos estabelecimentos, que devem seguir regras rigorosas de higiene.

Os bares e restaurantes de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, voltaram a abrir nesta sexta-feira (7), depois de cerca de 5 meses. A autorização para funcionamento foi publicada em decreto nesta sexta.

 

O documento regulamentou as normas para o retorno ao funcionamento dos estabelecimentos, que devem seguir regras rigorosas de higiene.

 

As mesas devem ter distanciamento mínimo de 2 metros, devem ter grupos de, no máximo, 6 pessoas e a interação ou proximidade entre grupos alocados em mesas distintas está proibida. As mesas que não forem utilizadas deverão conter adesivos informativos ou serem retiradas do salão, segundo decreto.

 

O serviço em balcões, com pessoas em pé, em calçadas ou similares também está proibido.

Os estabelecimentos ainda deverão fazer marcações no piso, nos locais onde são formadas filas, como nos buffets de autosserviço, caixas de pagamento e sanitários, orientando os clientes a posicionarem-se a um metro de distância um do outro.

 

Serviço no formato buffet está permitido, desde que um funcionário coloque as porções no prato do cliente e que eles estejam utilizando todos os equipamentos de proteção individual, incluindo a máscara face shield.

 

Além disso, fica obrigatório a instalação de proteção de acrílico para que o consumidor não tenha contato com os produtos servidos.

 

Os talheres e copos devem ser fornecidos higienizados e embalados individualmente, ou devem ser talheres descartáveis.

 

Ainda não é permitida apresentações musicais ao vivo. O acesso a menores de 6 anos e maiores de 60, pessoas que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus, também está proibido.

 

As áreas e/ou parques infantis e/ou brinquedotecas no interior dos estabelecimentos devem permanecer fechadas.

 

De acordo com o decreto, os bares e restaurantes podem funcionar de terça à domingo (e feriados), das 11h às 15h para almoço e das 18h30 às 23h para o jantar.

 

Casos da Covid-19
De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, divulgado na noite desta sexta, Campos dos Goytacazes tem 3.318 casos confirmados da Covid-19, com 226 óbitos óbitos causados pela doença.

 

Ainda segundo levantamento, dos pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus no município, 2.474 já se recuperaram.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.