Prefeitura inaugura Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Municipal Manoel Carola


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) inaugurou o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Municipal Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas. A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (17), com a adoção de todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus e a presença da prefeita e de algumas autoridades.

“Hoje é um momento histórico para o nosso município. Começamos a mostrar uma nova realidade para a população de SFI, principalmente em relação à Saúde. Eu, estando prefeita, sinto-me feliz por participar deste marco, que é a entrega do Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal Manoel Carola”, declarou a prefeita.

 

O Centro de Diagnóstico é composto de Raio-X Digital, Sala de Digitalização de Imagens, Laboratório de Análises Clínicas, aparelhos de Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Ultrassonografia, e um Tomógrafo.

 

A diretora clínica do hospital, Karla Kissila, destacou a importância dos equipamentos. “O Raio-X agora poderá ser visto em terminais, trazendo economia, já que não precisará da impressão dos filmes, além de evitar que o paciente seja exposto desnecessariamente à radiação e em alguns casos que precise se deslocar para outro município. O Ecocardiograma e a Ultrassonografia são fundamentais para traçar a conduta médica.

 

O Eletrocardiograma é um dos melhores que têm, sendo determinante para salvar uma vida”, ressaltou Kissila, acrescentando:

 

“O Tomógrafo também é importantíssimo, principalmente neste momento de pandemia. É essencial para o paciente com coronavírus, além de outros tratamentos. Muitas vezes o paciente não tem estabilidade para uma viagem e ter o equipamento aqui representa um ganho imenso. Obrigado prefeita por dar prioridade à Saúde. Isso é amor, é carinho. Prova de respeito com a população”.

 

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, ao lado da subsecretária Thayna Siqueira, enumerou os avanços na atual gestão no Hospital Manoel Carola. “Nem água potável o hospital tinha e a prioridade era consertar uma bomba elétrica. Tinha apenas um respirador, que era emprestado. Houve um investimento na Emergência, incluindo a Pediátrica, montagem de quatro leitos novos de estabilização com respiradores e monitores, depois a implantação do Laboratório de Análises Clínicas, o Setor de Internação e agora a inauguração do Centro de Diagnóstico”, informou Campista, acrescentando:

 

“A população precisa entender nesse momento que o Tomógrafo estará voltado principalmente para a questão da Covid-19 e pacientes internados. Nos dias de atendimento eletivo (quintas-feiras) serão realizados em média de 30 a 40 exames. Vale registrar que temos um índice de 90% de recuperação dos casos de Covid-19 tratados no município, sem que haja reclamação de falta de medicamentos e materiais”.

 

A prefeita agradeceu as presenças dos deputados federais Wladimir Garotinho e Áureo Ribeiro; a participação por videoconferência do deputado federal Chico D’Ângelo; dos vereadores Alexandre Barrão, Jarédio Azevedo, José Pinto Filho (Pintinho), Luciano Coutinho, Raliston Souza e Yara Cinthia, além do apoio dos demais vereadores da base e que não puderam comparecer; dos padres Lucas Mendes e Alexandro Matos e do pastor Ari Vieira, que participaram do momento religioso; além de toda a equipe da Saúde e integrantes do Governo.

 

DEPOIMENTOS DE AUTORIDADES QUE PARTICIPARAM DA CERIMÔNIA:

Deputado Wladimir Garotinho: “A felicidade é muito grande em saber que a gente ajuda (através de emendas parlamentares) um município onde o dinheiro é bem investido. Há mais ou menos um ano, eu ajudei a intermediar, junto ao Governo do Estado, a vinda do Tomógrafo Móvel para atender aos moradores de SFI e hoje estamos aqui inaugurando um tomógrafo novo de 16 canais que vai atender tão bem os pacientes. Já destinei cerca de R$ 4,5 milhões para o município, sendo R$ 3 milhões para a Saúde e o restante para a Educação e Assistência Social”.

 

Deputado Chico D’Ângelo (por videoconferência): “Agradeço por participar dessa inauguração. Sei do compromisso que a senhora tem com a população. A Saúde é um tema que está em discussão no Brasil, nas cidades, causando muita preocupação em todas as pessoas. O bom uso da minha emenda parlamentar através da sua gestão me enche de orgulho. Parabéns!”

 

Deputado Áureo Ribeiro: “Uma mulher edifica a sua casa com sabedoria. Mas com uma prefeita sábia, também edifica um município. Num momento de plena pandemia, a Prefeitura de SFI, embora com poucos recursos, através de uma gestão competente, busca recursos em Brasília e consegue realizar a entrega de um Centro de Diagnóstico de Imagem, que ajudará muito no combate ao novo coronavírus e vai ser referência na região. Parabéns a todos!”.

 

Vereador Alexandre Barrão: “Acompanho a Saúde do nosso município há muitos anos e hoje estamos aqui na inauguração do Centro de Diagnóstico de Imagem. A partir de segunda-feira, teremos um tomógrafo funcionando 24h por dia. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande conquista para a população de SFI”.

 

Pastor Ari Vieira: “Há 30 anos, meu pai foi um dos diretores da Associação (Filantrópica Ruy Barbosa), na gestão de Manoel Carola, quando aqui ainda não era um hospital. Sinto-me gratificado por poder voltar aqui, abençoar e participar deste momento tão importante para todos nós”.

 

Padre Lucas Mendes: “É uma alegria participar deste momento importante para o nosso município recebendo tamanha graça. Primeiro de Deus, é claro, mas também pela ação humana pelo benefício daqueles que trabalharam e buscaram para obter esse Centro de Diagnóstico aqui no nosso Hospital Manoel Carola. O gesto de trazer o tomógrafo para cá, independente de quem esteja à frente, é um gesto de cuidado, é um gesto de amor para com o outro.”

Ascom SFI

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.