Com repasses atrasados, maior hospital do Noroeste Fluminense suspende atendimentos pelo SUS; leitos para Covid-19 estão em risco


O Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, que é o maior hospital do Noroeste Fluminense, suspendeu serviços realizados pelo SUS. O principal motivo da suspensão, segundo a direção da unidade, é a falta de recursos financeiros que deveriam ser pagos pelo governo do estado.

Entre os serviços suspensos estão as cirurgias oncológicas, cirurgias cardíacas e transplantes. A falta de recursos chega a comprometer até os leitos destinados para combate à Covid-19.

 

A direção informou que o governo do estado deve mais de R$ 28 milhões em repasses para a unidade e, se o hospital não receber até esta sexta-feira (26), todos os atendimentos vão parar.

 

Os atrasos começaram em fevereiro. Desde então, apenas o mês de abril foi quitado. Os repasses restantes, incluindo o de junho, ainda estão atrasados.

 

Em nota, o governo do estado disse que a nova gestão da secretaria de Saúde, a terceira desde o início da pandemia, está revisando todos os contratos da pasta.

 

Segundo o governo, foi criado um grupo de trabalho para agilizar a análise dos contratos, mas o estado não deu um prazo para quitar a dívida.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.