Vídeo-Solenidade de Corpus Christi em São Francisco de Itabapoana, RJ, aconteceu nesta quinta-feira (11) com a presença de um bom número de fiéis.


Em carro aberto, o passeio com o Santíssimo Sacramento teve início na igreja matriz São Francisco de Paula sob a direção do pároco padre Lucas Mendes.
Com o pedido inicial para que não houvesse aglomerações e com o roteiro predeterminado, a primeira parada aconteceu na Praça dos Três Poderes e depois seguiu percorrendo diversas ruas do município.

Devido a pandemia do Coronavírus (Covid 19), a celebração de Corpus Christi que sempre aconteceu em SFI, teve que ser modificada este ano, evitando desta forma a propagação do vírus.

Para o catolicismo, o mistério Eucarístico consiste na consagração do pão, representando o corpo de Cristo, e do vinho, significando o sangue, que renova o sacrifício de Jesus na Cruz.

A Eucaristia teria sido instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu Sua morte. De acordo com a tradição, Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo que celebra a Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.

No dia de Corpus Christi, a Igreja Católica celebra o mistério da eucaristia, que nada mais é do que o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A data faz alusão à última ceia de Jesus com os apóstolos, na qual ele mandou que celebrassem comendo pão e bebendo vinho, que representariam o seu corpo e o seu sangue.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU