Shoppings e praias do Rio voltam a ter intensa movimentação nesta sexta, após flexibilização das medidas restritivas


Nas praias apenas os esportes aquáticos individuais estão permitidos. Nesta quinta (11), a Vigilância Sanitária multou lojas de grandes shoppings da cidade por aglomeração e falta de higienização de superfícies dos ambientes.


Praias e shoppings voltaram a ter movimentação grande nesta sexta-feira (12), após a flexibilização das medidas restritivas. A permanência na areia das praias continua proibida, mas, nesta manhã, não foi o que aconteceu nas praias das zonas Sul e Oeste da cidade. Muitos banhistas podiam ser vistos nas praias do Recreio e da Reserva, na Zona Oeste, e também no Leblon e em Copacabana, na Zona Sul.

 

Nos shoppings, a situação se repetiu. Grandes shoppings da cidade retomaram as atividades nesta quinta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, e ficaram cheios. Nesta sexta, os centros comerciais abriram novamente ao meio-dia, e a movimentação já era grande.

 

Em função da grande movimentação, a prefeitura informou que intensificou a fiscalização nos shoppings para coibir pontos de aglomeração e conferir o cumprimento de outras medidas exigidas pelo decreto para a liberação da abertura segura e gradual das atividades econômicas na cidade.

 

Nesta quinta, segundo a Vigilância Sanitária do município, o Norte Shopping foi multado por não higienizar com frequência as superfícies dos ambientes e três lojas de eletrodomésticos foram fechadas por aglomeração. Cada uma delas foi multada em R$ 13 mil, valor da infração gravíssima também aplicada à administração do Bangu Shopping e a quatro de suas lojas pelo mesmo motivo: aglomeração.

 

A fiscalização também acontece nesta sexta. Por volta das 12h, os fiscais percorriam corredores de shoppings da Zona Oeste. A Vigilância Sanitária lembra que a população deve colaborar denunciando pontos de superlotação e outras irregularidades à Central 1746.

 

Na primeira semana de junho houve uma flexibilização das regras na praia, quando passou a ser permitida a prática de esportes aquáticos individuais, como surfe e natação. Mas o banho de mar, assim como a permanência na areia continuam proibidos.

 

Apesar disso, a equipe do RJ1 que percorreu a orla das zonas Oeste e Sul da cidade não encontrou fiscalização em nenhuma praia, na manhã desta sexta-feira.

Restrições nos shoppings
Estacionamentos com um terço da capacidade;
Praças de alimentação fechadas para consumo no local;
Restaurantes só podem funcionar por serviços de delivery, take away e drive thru;
Áreas de lazer, festa e games fechadas;
Medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos;
Distanciamento de 2 metros entre as pessoas;

Horário de atendimento de 12h às 20h nas lojas.
Além disso, os shoppings devem seguir medidas de precauções definidas pela prefeitura, chamadas de “regras de ouro”.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU