Milhares de peixes são encontrados mortos em praia de São Francisco de Itabapoana


Milhares de peixes de água doce, da espécie sairu, foram encontrados na praia de Lagoa Doce, na foz do rio Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, nessa quarta-feira. Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, eles foram informados sobre o aparecimento dos animais, que serão recolhidos pela secretaria municipal de obras e serviços públicos nesta sexta-feira (3), após vistoria do Instituo Estadual do Ambiente.


— Só a análise poderá confirmar a causa da morte. Por enquanto, nós estamos trabalhando com a hipótese de que o problema seja consequência do aumento de nível e vazão dos rios da região, que fez com que os peixes migrassem do rio Itabapoana para o mar.

 

Como não se adaptam a salinidade da água, eles acabam morrendo. De qualquer forma, isso exige confirmação dos órgãos ambientais — informou a secretária da pasta, Luciana Sofiatti.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, em nota, que fará uma vistoria no local.

Conhecido também como “sauá”, o sairu é um peixe de escamas, de água doce, da família dos Caracídeos. Sua coloração é prateada e seus olhos são grandes e escuros. Pertence à família dos lambaris e é muito comum nos rios e lagoas.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU