Sorriso e Vida: prefeitura entrega segunda remessa de dentaduras


Um segundo grupo de assistidos pelo Centro de Convivência da Terceira (CCT) Idade Nágme Jorge Abílio, em São Francisco de Itabapoana (SFI), recebeu nesta sexta-feira (27) gratuitamente próteses dentárias do projeto “Sorriso e Vida”. Desta vez, 17 idosos foram contemplados.

A entrega aconteceu na sede do órgão. Através deste projeto, que é uma parceria entre a prefeitura e o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), é primeira vez que SFI “está dando oportunidade aos idosos de voltarem a sorrir”, como frisou a prefeita em relação ao “Sorriso e Vida”.

A diretora do Departamento de Odontologia (DO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Karina Abdu, explicou que o processo de produção da prótese dura cerca de dois meses, uma vez que é dividido em cinco etapas. Após a primeira avaliação, os assistidos pelo CCT recebem as orientações pertinentes e, em caso necessidade, são encaminhados para uma Unidade de Básica de Saúde (UBS) para realização de procedimentos preliminares, tais como limpeza e extração.

Karina destacou que a cooperação entre o DO e a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano também é responsável por promover no CCT palestras bimestrais abordando a saúde bucal, além de tratar da revisão e ajuste das dentaduras. No dia 11 de outubro, acontece a próxima exposição sobre esses temas e o início do novo processo de confecção de próteses.

Supervisor do projeto, o professor da graduação em Odontologia do Uniflu Marcos Menezes destacou que esta iniciativa é uma oportunidade de “mudar a vida dos assistidos”, visto que muitos não tiveram a oportunidade de usar uma dentadura e, a partir de então, poderão sorrir novamente.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU