SFI terá ação para celebrar o Dia de Limpeza de Praias


São Francisco de Itabapoana (SFI) terá ação na manhã deste sábado (21), em seu litoral, para lembrar o Dia Mundial de Limpeza nas Praias, que é celebrado no dia 20 de setembro. A iniciativa é uma organização conjunta entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) e a Marinha do Brasil e contará com o apoio das secretarias de Educação e Cultura (Smec), Obras e Serviços Públicos, Pesca, Departamento de Juventude, além da Colônia de Pescadores Z1 e a sociedade civil.

A ação conjunta será simultânea no litoral são franciscano e terá início às 9h. Os participantes estarão distribuídos em equipes nas praias de Gargaú, Santa Clara, Guaxindiba, Sossego, Sonhos, Maguinhos, Guriri e Lagoa Doce. A secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, pontuou o objetivo do mutirão da limpeza no litoral de SFI.

“A ideia é levar as pessoas a fazerem algo de concreto em prol do meio ambiente e conscientizar acerca do lixo descartado inadequadamente em nosso litoral, que prejudica nossos recursos hídricos. Sem contar também que não fica legal ter uma praia suja”, lembrou a secretária.

A ação — O Dia Mundial de Limpeza de Praias (“International Coastal Cleanup Day”) é promovido pela ONG norte-americanas “The Ocean Conservancy”, desde 1986. A iniciativa alcançou o mundo inteiro e ocorre sempre no terceiro final de semana de setembro de cada ano. Voluntários em todas as partes do mundo vão às praias coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar por navios ou por rios.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.