Raul Palacio é eleito o novo reitor da Uenf, em Campos, no RJ


Com 51,25% dos votos, a chapa 10, formada pelos professores Raul Ernesto Lopez Palacio e Rosana Rodrigues, foi eleita nesta terça-feira (17) para comandar a reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) pelos próximos quatro anos.

Um total de 2.017 pessoas participaram da eleição, entre professores, técnico-administrativos e alunos da universidade, nos campi de Campos dos Goytacazes e Macaé.

A eleição nos 11 polos do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) foi realizada no último sábado (14).

A chapa 11, formada pelos professores Carlos Eduardo de Rezende e Juraci Aparecido Sampaio, ficou em segundo lugar, com 48,04% dos votos. Foram contabilizados 10 votos em branco e 24 votos nulos.

No primeiro turno da eleição, realizado em 31 de agosto e 3 de setembro, a chapa 10 ficou em primeiro lugar, com 41,70% dos votos, e as chapas 11 e 12 (esta formada por Enrique Medina-Acosta e Rodrigo Tavares) empataram na segunda colocação, com 28,52% dos votos cada uma. A comissão eleitoral utilizou os critérios de desempate previstos no regimento interno da Uenf para estabelecer qual chapa deveria disputar o 2º turno junto com a chapa 10.

Logo após receber o resultado da eleição, o professor Raul agradeceu à comunidade universitária pela confiança depositada na chapa 10.

“Agora a gente tem que se unir para levar a Uenf à frente e fazer com que ela esteja cada vez mais ligada à sociedade de Campos, região e do estado do Rio de Janeiro. Vamos juntos levar a Universidade ao patamar que ela realmente merece”, disse.

Nascido em Cuba, Raul é professor associado da Uenf desde 2003, Raul Ernesto López Palacio ocupou o cargo de chefe de gabinete da atual reitoria até junho deste ano, quando se inscreveu como candidato.

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele atua no Laboratório de Materiais Avançados (Lamav) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Possui graduação em Química pela Universidad de La Habana e mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp.

Rosana Rodrigues é professora associada da Uenf desde 1999 e ocupou o cargo de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação até junho deste ano.

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rosana é mestre em Fitotecnia também pela UFRRJ e doutora em Produção Vegetal pela Uenf. De 2003 a 2004, fez pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.