Conclusão do Curso de Bovinocultura de Corte


Concluído na última sexta-feira (2) o curso “Bovinocultura de corte”, uma parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes. É a segunda capacitação gratuita de um total de 13 cursos que serão oferecidos aos moradores do município com o objetivo de formação profissional rural.

Quinze pecuaristas se inscreveram. O médico veterinário Galeno Valente Machado ministrou a capacitação composta de uma aula teórica no Parque de Exposições de Praça João Pessoa e duas aulas práticas numa propriedade rural da localidade de Nova Belém (antiga Carrapato).

O secretário municipal de Agricultura, Renato Roxinho, acompanhou a capacitação, juntamente com o subsecretário da pasta, Uéber Cherene, e um grupo de funcionários da SMA. Durantes as aulas, os pecuaristas aprenderam a realizar o manejo sanitário, aplicação correta de medicamentos e vacinas, além de identificar algumas doenças em bovinos.

Em junho foi realizado o primeiro curso da parceria: “Manutenção de Ordenhadeira Mecânica”. À época, Roxinho destacou a importância da capacitação, argumentando que muitos trabalhadores que tiram leite “não têm conhecimento técnico de como usar a ordenhadeira mecânica”. O secretário ressaltou ainda a importância dos cursos para o melhor exercício das atividades rurais.

A SMA aguarda o agendamento do próximo curso a ser realizado por intermédio de escolha do sistema do Senar para promover a divulgação.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.