PSF de Bom Lugar promove palestra sobre diabetes


o Dia Internacional do Diabético, o polo do Programa Saúde da Família (PSF) de Bom Lugar, em São Francisco de Itabapoana (SFI), promoveu uma palestra acerca do tema. O evento foi conduzido pela coordenadora do PSF da localidade, a enfermeira Ellen dos Anjos. O médico Tiago Carlos também participou.

“Aproveitamos a data para falar sobre alimentação saudável, além de prevenção e sintomas da diabetes. Destaquei ainda a importância da ida ao endocrinologista de três em três meses para quem já tem a doença”, explicou. Ela destacou que é possível observar os sinais da doença e “desconfiar” que está adquirindo o diabetes antes mesmo da confirmação do exame laboratorial.

Diversos participantes interagiram para tirar dúvidas e elogiaram a iniciativa. A palestra terminou com um coffee break.

Diabetes no Brasil — O diabetes é uma doença crônica onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-la de maneira eficaz, conforme explica o Ministério da Saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, em 2015, 14,3 milhões de brasileiros possuíam a doença. A estimativa é de que em 2040 esse número ultrapasse 23 milhões.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.