Combate a fogo em vegetação na Restinga de Santa Clara


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) conseguiu controlar rapidamente um incêndio numa área de restinga, na Praia de Santa Clara. O fogo teve início na manhã desta quarta-feira (27), atingindo uma extensão de 300 metros à margem da rodovia estadual RJ-196, totalizando 9 mil metros quadrados.

“As equipes do Departamento de Correição de Animais e do Departamento de Parques e Jardins da secretaria usaram galhadas e abafadores, nos focos principais, e também pás e areia para o combate e controle das chamas, recebendo a ajuda de moradores do local. Uma senhora chegou a ver um homem não identificado jogando álcool e ateando fogo, fugindo em seguida”, revelou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, acrescentando:

“O Canal Verde pode ser acionado para denunciar esta prática criminosa no período das 8h às 17h, através do número (22) 9.8161-6713. Já para o combate a incêndio em áreas de vegetação é preciso acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193, o que fizemos, mas não havia viatura disponível naquele momento e seria enviada posteriormente. Logo depois avisamos que a situação já estava controlada. Nosso pessoal é treinado apenas para realizar o primeiro combate”, explicou.

O secretário ressalta que os riscos provocados pelas queimadas são enormes. “Podemos ter grandes perdas, principalmente para a flora local, arbóreos de restinga e nossa microfauna, importante na interação do espaço”, ressaltou Soares.

Ilzomar alerta para as sanções penais e administrativas previstas na Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. “O Artigo 41 estabelece que quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar uma pena de reclusão que varia de dois a quatro anos, e multa. Já se o crime é culposo, ou seja, sem intenção, a pena aplicada é de detenção de seis meses a um ano, e multa”, finalizou.


Ascom SF

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.