Alerj anuncia os deputados que farão parte das comissões da casa


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (22) as composições das cinco principais comissões da casa.

Os partidos indicaram deputados para compor os quadros, mas a palavra final coube à presidência da Alerj. Nos bastidores, havia uma disputa pelas duas comissões mais importantes – a de Constituição e Justiça e a de Orçamento.

O MDB queria emplacar Gustavo Tutuca na presidência de uma delas para evitar a indicação de Rodrigo Amorim (PSL), cujo partido tem a maior bancada da casa. Na prática, essas duas comissões são as que têm mais poder – quase todos os projetos de lei precisam de seus pareceres favoráveis para serem aprovados.

Na disputa, o PSL levou a melhor. Amorim vai presidir a Comissão de Orçamento. Já a de Constituição e Justiça ficará nas mãos de Márcio Pacheco (PSC), líder do governo. Aliados entenderam a decisão como um afago do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), ao governador Wilson Witzel, do mesmo partido de Pacheco.

Nas outras comissões anunciadas, não houve muitas surpresas. Luiz Paulo (PSDB) será o responsável pela Tributação. Martha Rocha (PDT) presidirá a de Saúde. E Flávio Serafini (PSOL) ficará à frente da Educação.

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU