Ações do PSF para alunos de Ladeira das Pedra e Bom Lugar


O Programa Saúde da Família (PSF), em Bom Lugar, São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou nesta semana duas palestras de conscientização para alunos da rede municipal de ensino. As ações ocorreram na Escola Municipal (E.M.) Salvino Silva Arruda, em Ladeira das Pedras, com o tema “Gravidez na Adolescência”, e na E.M. Saleno Simão, em Bom Lugar, que abordou a “Saúde Bucal”.

Na quinta-feira (21), a coordenadora estrategista do PSF/Bom Lugar, a enfermeira Ellen dos Anjos, ministrou palestra para estudantes do 4º e 5º anos de Ladeira das Pedras.

“Explicamos sobre os procedimentos que implicam a gravidez precoce e os métodos contraceptivos. Destacamos a importância da comunicação com a família sobre o entendimento, além de como se prevenir, situações de abandono escolar durante a gravidez, risco de nascimento prematuro, morbidade tanto do bebê como da mãe. Prestamos esclarecimentos sobre aborto clandestino e ainda demonstramos a realidade de uma gravidez precoce”, ressaltou.

Já nesta sexta-feira (22), a coordenadora estrategista, juntamente com a dentista Rosimaria Cardoso, falaram para os alunos das turmas de primeiro segmento de Bom Lugar.

“Reforçamos a importância da escovação, como fazer de maneira correta, a eficiência do uso de fio dental, incentivos de frequência odontológica. Durante a palestra, houve distribuição de escovas de dente, além de aplicação de flúor”, informou Ellen.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos lembrou que as palestras de conscientização de estudantes, além de educarem os alunos, os transformam em multiplicadores de conhecimento. “Eles repassam tudo que aprendem nas salas de aula para os familiares e amigos, fazendo com que informações importantes tenham um alcance muito maior”, revelou.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.