Solturas de tartarugas marinhas terão início nesta sexta-feira


O Porto do Açu dará início a programação de solturas de tartarugas marinhas abertas ao público, na próxima sexta-feira. Esta será a primeira de nove ações que serão realizadas em parceria com o Tamar e as prefeituras de São João da Barra e Campos, como parte da agenda de verão dos dois municípios, até 23 de fevereiro. A abertura das atividades incluirá uma palestra educativa seguida de soltura de filhotes, no balneário de Atafona, às 16h. Para atingir toda a comunidade, as ações acontecerão em diferentes pontos da orla monitorada pelo Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu.

O objetivo da iniciativa é conscientizar moradores e turistas sobre a importância da preservação, através da educação ambiental. Segundo o analista de Meio Ambiente da Porto do Açu, Nayar Mendes, a ação ainda possibilita que sua equipe apresente à comunidade o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, que está completando 10 anos: “Nós desenvolvemos um trabalho muito bacana de proteção às tartarugas marinhas e entendemos a importância de compartilhar informação e conhecimento com a comunidade. As solturas abertas ao público são uma oportunidade de promover esta conscientização ambiental e contribuir para que a população compreenda que esta é uma missão de cada um de nós”, afirmou.
No programa, monitores percorrem diariamente 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos. Durante o período reprodutivo, que vai de setembro a março, a equipe ainda tem a missão de localizar os ninhos de tartarugas, identificá-los e acompanhá-los até o nascimento dos filhotes.
Desde o início do programa, 800 mil filhotes já foram liberados ao mar. Só na temporada passada, foram cerca de 67 mil. No atual período reprodutivo, que segue até março, foi registrado o nascimento de cerca de 9 mil filhotes, até agora.
O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

       Página inicial     

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU