SFI presente em Seminário da ANAMMA no Rio de Janeiro


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), representada pelo secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, se fez presente no Seminário da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA-RJ). O evento aconteceu na semana passada, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), no Bairro da Urca, zona sul da capital fluminense.

A abertura do seminário teve a mesa formada com participação do presidente da ANAMMA-RJ, Eurico Toledo; presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus de Almeida Lima; superintendente do Ibama-RJ, João Eustáquio Nacif Xavier; e o representante da diretoria do ICRJ comodoro Vicente Arruda.

Em seu discurso, Toledo pontuou sobre a necessidade de fortalecimento dos membros e gestores dos municípios e que determinarão a posição em defesa das demandas nas esferas federal, estadual e municipal. Ele destacou ainda as possíveis dificuldades setoriais e de conjuntura política desfavorável à questão ambiental e com isso a ANAMMA passará a ter um foco mais incisivo em defesa das ações municipais.

Já na segunda formação da mesa teve como mediador o diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. Através de um discurso forte, ele ressaltou as novas perspectivas e direcionamentos para aumentar as posições dos municípios em relação à arrecadação e direitos reservados na preservação de ecossistemas. Em seguida, representantes do Ibama, técnicos e a assessora especial da presidência do órgão, Solange Ferreira Alves, explicaram a necessidade de atualização do cadastro da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) nos municípios e como agir para garantir maior arrecadação.

Na última mesa, tendo como mediador o secretário de Estado de Meio Ambiente, Antônio Ferreira da Hora, os temas abordados foram recuperação de malha hídrica, tratamento e projetos como o da cidade de Niterói, na Região Metropolitana, em relação às lagunas. Ainda presentes ao evento o presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), Pedro Castilho, além do superintendente geral do Inea, Fernando Guida, secretários de municípios fluminenses e outros órgãos ambientais do Estado e da União.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.