Audiência Pública na Câmara debate implantação do SIM


Uma Audiência Pública na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI), na tarde desta terça-feira (23), discutiu a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O vice-prefeito, Claudio Henriques, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, tendo o encontro ainda a participação de secretários municipais, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil e pescadores.


“É de grande importância o SIM para os produtores do município, o que garante a sanidade, qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal. Os impostos de boa parte do que é produzido em SFI infelizmente vai para outras cidades e esta injustiça poderá ser reparada”, ressaltou o vice-prefeito.

Já o procurador-geral, Ricardo Baptista, explicou que o projeto do SIM está na fase final. “Praticamente estamos nas últimas análises para posteriormente ser enviado à Câmara Municipal. Acredito que 90% estão prontos e há uma expectativa otimista que ainda este ano o SIM será implantado”, revelou.

A presidente da Colônia de Pescadores Z1 de SFI, Diviane Chagas, elogiou a iniciativa. “Não tinha conhecimento que o projeto estava adiantado e praticamente concluído. O SIM será de suma importância para que os nossos pescadores possam, por exemplo, serem habilitados para participar do fornecimento da merenda escolar, entre outros benefícios”, destacou.

A coordenadora do Pescarte em SFI, a bióloga Kissila Rangel, também ratificou a importância do SIM. “Nossos pescadores poderão se preparar para participar dos projetos futuros de empreendedorismo. Reforçamos a necessidade de um prazo razoável para que os nossos pescadores e produtores possam se adequar à nova realidade”.

Participaram ainda da audiência os secretários municipais Matheus Henriques (Agricultura e Pesca), Ilzomar Soares (Meio Ambiente e Defesa Civil), Fredy Beshara (Fazenda), Jorge Raul (chefe de Gabinete), coronel Eduardo Dias (Emtransfi), Erbson Gomes Pires (Particular); Carlos Magno (diretor da Vigilância Sanitária), João Francisco da Silva Manhães (subsecretário de Agricultura e Pesca); os vereadores Raliston Souza (presidiu os trabalhos), Alexandre Barrão, José Pinto Filho, o Pintinho (presidente da Câmara), Bebeto Ramos e Mazinho da Banda, entre outros presentes.

Selo de garantia – O SIM, que é uma certificação dos produtos de origem animal e vegetal, através de um selo de garantia, trará benefícios tanto para os produtores município quanto para os consumidores.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.