Outubro Rosa: programação começa nesta quinta-feira (11) com o Mamógrafo Móvel


O combate ao câncer de mama será tema de diversas atividades nos próximos dias, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Elas integram a programação do “Outubro Rosa”, que começa nesta quinta-feira (11), às 9h, com o Mamógrafo Móvel em frente ao pátio da Prefeitura, tendo a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Tanto no dia 11, quando no sábado (13) serão realizados ainda atendimentos de exames de mamografia e ultrassonografia da mama, tireoide e transvaginal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que os pacientes que serão atendidos representam a demanda atual, cadastrada no Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR). A subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, explicou que o ônibus da SMS realizará o acolhimento do paciente e do usuário que for até o local em busca de informações. Ela acrescentou que novos pedidos de exames devem ser direcionados a NUCAAR para posterior marcação.

“Precisamos ter consciência que esta doença possui cura, por isso a importância da prevenção. Desta forma, temos investido cada vez mais no tema e, sobretudo, em conscientização”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.  

Além da realização dos exames, os Programas Saúde da Família (PSF) de oito localidades e o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC) também receberão eventos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, todo o cronograma terá como foco o fornecimento de informações à população acerca da doença.

A coordenadora do NUPRAPAC e oncologista clínica, Elizabeth Uhl explicou sobre a novidade deste ano. “No dia 20 iniciaremos os trabalhos do grupo de apoio de portadoras de câncer de mama chamado ‘Mundo Feminino’ e do banco de lenço ‘Lenço Solidário’”, contou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

– Quinta-feira (11)

9h – Pátio da prefeitura: Solenidade de abertura do Outubro Rosa e início da realização dos exames já agendados até as 17h no Mamógrafo Móvel

– Sábado (13)

8h às 17h – Mamógrafo Móvel no pátio da prefeitura: realização dos exames já agendados

– Segunda-feira (15)

9h – Clínica da Família Germano Barros Delgado: palestra

– Terça-feira (16)

13h – PSF de Barra do Itabapoana: palestra

– Quarta-feira (17)

9h – PSF de Imburi, Floresta, Guaxindiba e Bom Lugar: palestra

– Sexta-feira (19)

9h – PSF de Travessão de Barra, Gargaú e Praça João Pessoa: palestra

– Sábado (20)

9h – Caminhada saindo da Praça São Francisco de Paula até o NUPRAPAC

Logo após: Início dos trabalhos do grupo de apoio “Mundo Feminino” e banco de lenços “Lenço Solidário”.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.