Celebrando o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência


A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promoveu nesta quinta-feira (20) atividades em comemoração a data. O evento contou a presença da Presidente da Apae, Valnete Ricardo, da coordenadora geral da associação em SFI, Silvana Coutinho, a gerente de Proteção Social Especial da SMTDH Nágila Coutinho, a Socióloga Bianca Monteiro, funcionários da associação, pais e alunos.

Cristiane Mota, mãe do jovem Hormino Bruno, 18 anos, aluno da Apae desde os 8 anos de idade, destacou a importância dos momentos que o filho passa na Associação. “Toda mãe se sente satisfeita com o projeto realizado com as pessoas especiais pela Apae”, destacou.

Durante as comemorações, houve apresentação cultural dos alunos e palestra ministrada pela socióloga Bianca Monteiro de Castro abordando a conscientização, promoção e efetividade dos diretos das pessoas com deficiência. Na ocasião, foi discutida a importância da Apae como espaço fortalecedor dos vínculos e a parceria com o Creas no que diz respeito a prevenção da violência, maus tratos e descaso sofridas pelas pessoas especiais. “Pra mim uma sociedade para todos, é uma sociedade consciente da diversidade que vai atender as necessidades específicas de cada .Se todo mundo fosse de fato tratado igual, tivesse acesso aos diretos de uma forma igualitária, teríamos uma sociedade mais justa”, destacou a socióloga.

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.