Campanha “Agosto Lilás”: GCM promove palestra em escola municipal


Cerca de 45 alunos da 9ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professor Herval Luiz dos Santos Batista, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), participaram na noite desta quinta-feira (30) de uma palestra sobre violência contra a mulher. O encontro foi promovido por meio de parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O palestrante foi o inspetor da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), de Campos dos Goytavazes, Deividi Batista. Ele explicou a dinâmica do atendimento em casos desta natureza e afirmou ter observado que o tema já esteve presente no cotidiano de grande parte dos alunos. “Eles se mostraram muito interessados durante a conversa. Foi nítido que absorveram conhecimentos para suas vidas”, afirmou o servidor da Polícia Civil.

A coordenadora pedagógica da unidade, Renata Ramos, destacou a importância de promover encontros como esse dentro do ambiente escolar, sobretudo, no mês dedicado ao combate a este tipo de violência. Segundo ela, a expectativa é que outras turmas sejam contempladas com a palestra nas próximas semanas.

Para o coordenador da Ronda Escola da GCM, agente Tavares, a experiência de Deividi foi importante na forma como o assunto foi abordado. Foi citado, por exemplo, o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. “Discorremos sobre os cinco tipos de violência contra a mulher. São eles: físico, psicológico, moral, patrimonial e sexual”, explicou.

Segundo Tavares, a GCM vem promovendo palestras como essa na rede municipal de ensino, sendo tratados diversos assuntos. O uso de drogas e danos ao patrimônio público já foram explanados. Em setembro, o tema principal será suicídio e automutilação, a partir da campanha “Setembro Amarelo”.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.