Presidente Michel Temer visita São João da Barra nesta quarta


Esta quarta-feira (27), é de grande expectativa para moradores do município de São João da Barra. O presidente da República, Michel Temer, visita nesta quarta-feira, 27, o município de São João da Barra (RJ) para a Cerimônia de “Assinatura de Decreto da Zona de Processamento de Exportação do Porto de Açu”. 

   Michel Temer, deve assinar, hoje, o decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, localizada no Distrito Industrial de São João da Barra. O evento, previsto para as 11h, será realizado no Complexo Portuário do Açu e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, e do governador do Estado do Rio Janeiro, Luiz Fernando Pezão, além de deputados e autoridades locais. “Estamos muito felizes em receber o Presidente da República para assinar o decreto que cria a ZPE do Açu. 
  O Porto do Açu é o maior complexo portuário das Américas, e a instalação desta Zona de Processamento é um vetor de desenvolvimento para a ocupação do Distrito Industrial de São João da Barra. Isso significa crescimento não somente para as cidades no entorno do empreendimento, mas para todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou José Magela Bernardes, presidente da Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu.
  Com área de 2 km², a ZPE estará localizada a 10 km do Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu, e contará com infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de cargas. Atualmente, com 500 metros de cais e aproximadamente 200 mil m2 de área alfandegada, o terminal está em operação desde 2016 e pode movimentar granéis sólidos, cargas de projetos, veículos e contêineres, entre outros. 
  Outro diferencial é a implantação do Açu Gas Hub, que contará com 2 termelétricas com geração de 3 GW e terminal de regaseificação com capacidade para 42 milhões m³/dia. Com investimento previsto de R$ 7 bilhões, o Hub é mais um atrativo para as empresas que usam gás como matéria-prima se instalarem na ZPE do Açu. Além disso, o Porto do Açu contará com um ramal ferroviário que ligará o empreendimento às cidades do Rio de Janeiro e Vitória. A ferrovia, de alta capacidade, possibilitará o transporte de diversos produtos, como granéis, rochas ornamentais, grãos e entre outros.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU