Com baixo estoque de sangue, cirurgias eletivas canceladas


   Maior necessidade é pelos tipos A e O, fator negativo. Doações ao Hemocentro Regional de Campos podem ser feitas, todos os dias, das 7h às 18h. Unidade funciona no Hospital Ferreira Machado. 

   O Hemocentro Regional de Campos alerta para a baixa quantidade de bolsas de sangue em estoque e faz um apelo para que a população compareça na unidade para doar. Segundo a diretora do Hemocentro, Sandra Challub, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, principalmente A e O de fator negativo. 
  Ela ressaltou que, por conta do baixo estoque, algumas cirurgias eletivas precisaram ser canceladas. O Hemocentro funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), das 7h às 18h, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. — Estamos fazendo esse apelo à população para que venham doar o sangue. Atualmente, estamos atendendo mais os casos de emergência porque nosso estoque está baixíssimo.    Como já era esperado, no último feriado teve uma redução bastante considerável em nosso estoque e precisamos repor. Mas para que isso aconteça é preciso que as pessoas façam duas doações, que elas se sensibilizem com a situação. Pois, doar sangue é um ato de solidariedade, que leva apenas alguns minutos, para salvar inúmeras vidas — destacou Sandra Challub. 
    Atualmente, ainda de acordo com a diretora do Hemocentro, a unidade encontra-se com o estoque zerado do sangue A negativo e quase zero do O negativo. “Esses dois tipos de sangue são os que estão mais em baixa. 
   Porém, nossa carência é de todos os tipos”, comentou. Podem doar as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que tenham mais de 50kg. Os doadores não precisam estar em jejum, mas também não podem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e não devem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Para doar, é necessária a apresentação de documento original com foto. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Unidade móvel – Para tentar aumentar o volume do estoque, o Hemocentro também tem ido a diferentes locais com sua unidade móvel de coleta. No próximo sábado (21), o ônibus estará na 3ª Igreja Batista de Campos, localizada na rua Voluntários da Pátria, 390, das 8h às 13h. A unidade de coleta segue calendário com outras três datas neste mês. Na terça-feira (24), estará na Universidade Salgado de Oliveira (Universo); na quinta-feira (26), o ônibus estará estacionado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); e no dia 31, o trabalho está previsto para acontecer no Porto do Açu, em São João da Barra. Fonte: Comunicação PMCG
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.