Palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama em SFI


  Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) terá uma vasta programação direcionada para a conscientização e a prevenção do câncer de mama. As palestras, que tiveram início nesta quarta-feira (4), na Clínica da Família, serão ministradas através de integrantes do Programa Saúde da Família (PSF). 

   A coordenadora do PSF no município, Debora Henriques, destacou a importância de como a informação pode ajudar. “O objetivo é alertar as mulheres sobre as medidas de prevenção que precisam ser adotadas, entre elas a realização de exames periódicos, incluindo o autoexame das mamas”, ressaltou. 
   A administradora da Clínica da Família, Fabiana Novas, ressaltou que, além do câncer de mama, existem medidas preventivas em relação a outros tipos de câncer. “Dados estatísticos no Estado reforçam a necessidade de conscientizar a população, não apenas sobre o câncer de mama, mas a respeito dos casos da doença na próstata, pulmão, intestino, estômago, entre outros. No mês que vem iremos realizar a Campanha Novembro Azul, onde o público alvo será o homem”, adiantou. 

  Nesta quarta-feira (4), a enfermeira obstetra Suzane Alves Pessanha realizou uma palestra na Clínica da Família, onde abordou o autoexame nas mamas, inclusive ensinando todo o procedimento. Durante o evento, Sabrina Bernardo, que é mais conhecida como Sassá e trabalha no Núcleo de Prevenção e Apoio aos Pacientes com Câncer e Familiares (Nuprapac) deu um breve testemunho, já que realiza tratamento contra a doença. Programação – As palestras são ministradas por enfermeiras estrategistas. 
  Na parte da tarde, ocorreu na localidade de Imburi, tendo como palestrante Sheila Cristina da Hora; nesta quinta-feira (5), será em Barra do Itabapoana, com Ana Carla do Rosário Freitas; na sexta-feira (6), em Travessão de Barra, Marcilene Machado; na quarta-feira (11), em Estreito, Dayana Albernaz; e na quinta-feira (19), em Amontado, Mirian Carvalho. Gil Viana, enfermeiro estrategista do PSF/Centro, ressaltou a importância das palestras para uma ampla conscientização da comunidade. 
  “Resolvemos fazer essa programação para conscientizar a população e assim mostrar que o autoexame é de extrema importância. Vale lembra que a campanha é direcionada para todos: mulheres, homens e crianças”, finalizou.Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.