Mais saúde: Governo Francimara disponibiliza duas salas de raio-x e mamógrafo para atender a população


      São Francisco de Itabapoana (SFI) agora pode contar com duas salas de raio-x para atender a população. Recentemente, a Secretaria de Saúde reabriu uma sala que estava desativada há oito anos. 

      Além disso, também foram feitas manutenções no Setor da Mamografia para suprir a carência do atendimento no município. No total, foram investidos cerca de R$ 40 mil pelo Governo Francimara para recuperar o sistema de imagem dos equipamentos e voltar a disponibilizar os serviços para toda comunidade.       
     Segundo informações do supervisor do Setor de Radiologia, Alexandre da Rocha Faria, a prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos assumiu o governo com o setor precário. “No início do ano encontramos os serviços de radiografia em condições precárias: o equipamento de raio-x estava inoperante devido à falta da ampola, que é a principal fonte para funcionamento do aparelho. 

      Além disso, o mamógrafo também estava parada porque ouvimos relatos que o aparelho estava dando choque nas pacientes. Por conta disso tivemos que fazer uma força tarefa para realizar diversos consertos para melhorar a qualidade do atendimento”, detalhou Alexandre.        O supervisor ainda apresentou outras informações. “No primeiro semestre, logo no início do governo, verificamos que a ampola estava queimada porque não havia ar condicionado na sala. O fato do ambiente possuir um ar resfriado era de suma importância, porque a peça funciona a 150° a 200°C. Só o valor dessa peça gira em torno de R$ 28 mil e a prefeita Francimara prontamente permitiu a compra para que o serviço voltasse a ser disponibilizado ao público. Já o aparelho de mamógrafo foi feita uma ampla manutenção na instalação elétrica para que não houvesse mais incidentes com as pacientes.      Além do mais, foi adquirida uma processadora específica, para fazer as revelações de imagem dos resultados das mamografias, pois antes era usado o mesmo aparelho de raio-x”, descreveu o supervisor.        
 Um levantamento realizado pelo Setor de Radiologia apontou que, após as melhorias no setor, em média são realizados 60 exames de raio-x por dia, sendo 420 semanais, totalizando 1680 mensais. Satisfeito com o resultado, o secretário de Saúde, Sebastião Campista, falou do avanço no setor.        
  “Temos realizado tudo isso graças ao incentivo da prefeita Francimara que quer oferecer à população são franciscana um serviço de qualidade e cada vez mais humanizado. Nessa semana também demos início às obras da reforma do Hospital Municipal Manoel Carola com a nova pintura na fachada do prédio e melhorias nas instalações da rampa externa que estava em péssimo estado de conservação. Em breve teremos mais novidades para a saúde e estamos trabalhando para proporcionar o melhor a todos”, completou.   
Mais investimentos      
  Na visita de vistoria ao setor, o supervisor também antecipou que está sendo montada uma nova sala de repouso para os plantonistas da área. De acordo com Alexandre, antes os técnicos dividiam um pequeno espaço como equipamento de revelação de raio-x (processador), que emitia gases nocivos durante o processamento das imagens. Além disso, uma mesa improvisada servia de repouso para os profissionais.        Trabalhando há cinco anos na área, o técnico em radiologia de raio-x Márcio Manhães, disse que durante o período em que o aparelho esteve parado, houve muita reclamação dos pacientes quando não encontravam atendimento. Já a técnica em mamografia Camila Ferreira Gomes, que trabalha há três anos no campo, declarou que antes havia muita dificuldade para ter os materiais necessários, além da falta de manutenção e ausência de um aparelho de ar condicionado no ambiente.      
  Rose Soares, 38 anos, moradora em Amontado, relatou sua indignação quando soube que o serviço não estava disponível na época. “Eu cheguei a vir aqui com o pedido do médico em mãos para fazer mamografia e não sabia que o aparelho não estava funcionando direito. Dei viagem perdida e fiquei sem fazer um exame tão importante como esse”, disse.        O médico radiologista Silvio Cabral falou da importância do departamento para a população. “O Setor de Radiologia traz muitos benefícios para todos. Através desse exame fica mais fácil chegar a um diagnóstico, desde casos simples aos mais complexos, como tuberculose e algumas neoplasias que podem ser vistas nas revelações”, relatou. 
    O serviço de raio-x funciona todos os dias durante 24 horas, com técnicos plantonistas no Hospital Municipal Manoel Carola, localizado em Ponto de Cacimbas.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.