Capacitação na Saúde e nova dispensação de medicamentos


       A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu treinamento nesta sexta-feira (23), na sala de reuniões anexa ao Hospital Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas. De acordo com o secretário da pasta, Sebastião Tavares Campista, o objetivo é promover capacitação relativa à esterilização de materiais em aparelhos de autoclave. “Estamos estruturando as UBS para que possam fazer a esterilização dos materiais de Enfermagem e de Odontologia na própria unidade.

    Isso vai agilizar o serviço, proporcionar economia e, principalmente, reduzir os riscos de contaminação. Para implantarmos este sistema estamos capacitando os funcionários”, ressaltou o secretário. A capacitação é realizada pelo técnico em Odontologia Carlos Eduardo Emerick. Participaram do treinamento coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos profissionais de Enfermagem e de Odontologia que trabalham na esterilização de materiais. 
      Nova dispensação – Segundo ainda o secretário, durante o encontro houve a apresentação de informações referentes ao novo sistema de distribuição de medicamentos, visando melhorar o atendimento à população. “O governo anterior entregou o município completamente desabastecido de medicamentos. 
    O Governo Francimara se preocupou, num primeiro momento, em abastecer a Farmácia Municipal. A partir daí, estabelecemos um mecanismo de controle para a dispensação de medicação, através de cadastro e a exigência de identidade, cartão do SUS e a receita”, revelou, acrescentando: “Devido à distância, inicialmente nos autorizamos que as administradoras das unidades buscassem os medicamentos na Farmácia Municipal e levassem o material especificamente para os pacientes da UBS.
     A partir de agora, um motoboy passará nas UBS, pegará as receitas e depois levará os medicamentos em sacolinhas lacradas e identificadas para cada paciente retirar na unidade de sua localidade”, ressaltou Sebastião. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.