Secretaria municipal de Saúde disponibiliza vacina da gripe para toda população



              Mais de quatro mil doses da vacina da gripe estão disponíveis para toda a população de São Francisco de Itabapoana (SFI). Desde a última segunda-feira (05), o Ministério da Saúde autorizou os governos municipais a vacinarem cidadãos de toda a faixa etária, enquanto durarem os estoques.

             Desde o início da campanha de vacinação, o público alvo eram crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, trabalhadores da saúde, professores e adultos acima de 60 anos. Entretanto, o governo federal decidiu liberar para todos habitantes porque somente 76,7% do público-alvo havia sido vacinado em todo o Brasil. Tal medida, segundo o órgão, só é válida para este ano.

              Os pontos de vacinação em SFI são os seguintes: Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Guaxindiba e Gargaú; Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Santa Clara e Buena; na Clínica da Família, na área central do município; e no Hospital Municipal Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas. Para receber a imunização, a população precisa comparecer a uma dessas unidades de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e levar os cartões de vacinação e do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um documento de identidade.

        O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista Filho, informou que foram disponibilizadas 8.700 doses para o município, mas somente 48,9% do grupo alvo foi imunizado.

— A vacina protege contra três subtipos da gripe. Ainda temos disponíveis para a população cerca de 4.400 vacinas. Basta procurar uma unidade de saúde para se vacinar, alertou. Ele também destacou a importância do público prioritário receber a imunização.

             Segurança –  A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno — período de maior circulação da gripe.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.