Comandante da Defesa Civil diz ao C24H que Campos está em estado de atenção


O comandante da Defesa Civil Municipal, coronel Alcemir Pascoutto, falou na manhã deste domingo (09) com a redação do Campos 24 Horas a respeito do monitoramento dos rios da região, especialmente o Paraíba do Sul e o Muriaé, e o trabalho que o órgão faz em alguns pontos de Campos, como as localidades de Três Vendas, Imbé e Ururaí, bairro Novo Jockey e a Vila dos Pescadores, em Farol, entre outros, num momento em que as chuvas não dão trégua.

 

Segundo ele, o nível do Rio Paraíba do Sul atingiu a cota de 8,57m nesta manhã (e na parte da tarde a 9,40m) e já cobre o Cais da Lapa. Pascoutto afirma que a Defesa Civil de Campos dá atenção especial ao monitoramento da vazão da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, e as chuvas de Minas Gerais. Nas últimas horas, houve chamados para alagamentos em alguns pontos de Guarus, Parque Aurora, Pecuária e Novo Jóquei. 

 

“Campos faz os devidos monitoramentos com prefeituras e Corpo de Bombeiros e estamos estado de atenção por conta das chuvas, principalmente em Minas Gerais, em razão dos afluentes do Paraíba, sobretudo o Muriaé. Mas, a nossa população deve se manter tranquila, já que o Paraíba deve passar da cota de 9 metros nas próximas horas e, em seguida, baixar. A cota de transbordo do rio na cidade é de 10,40 metros. O que também nos tranquiliza nesta manha é que o mar tem maré baixa e recebe bem as aguas do Paraíba”, afirmou Pascoutto. 

 

Segundo ele, a previsão é de que Campos e a região região tenham chuvas intensas até esta segunda-feira. “Já na terça ou quarta-feira, não teremos mais chuvas. Mas, por outro lado, as previsões podem mudar e vamos manter todas as nossas equipes de plantão”, destacou o comandante da Defesa Civil. 

IMBÉ, TRÊS VENDAS, NOVO JOCKEY E VILA DOS PESCADORES– Alcemir Pascoutto ainda informou que há atenção especial com esses quatro pontos. “Apesar do nível do rio que corta o Imbé ter subido consideravelmente nas últimas horas, não há maiores problemas e nem comunidades isoladas”, salientou. Acrescentou que, na Vila dos Pescadores, em Farol, já há equipes da prefeitura atuando neste domingo com bombas em ruas alagadas. 

 

A respeito do Novo Jockey, as equipes devem atuar no bairro, segundo Pascoutto, em virtude de problemas antigos no local. “Mas, essa situação vai melhorar, pois o governo Wladimir realizará obras no bairro”, garantiu Pascouto. 

 

Em Três Vendas, segundo também o comandante, a situação está sob controle neste domingo, com o canal que recebe água do Muriaé em situação normal. “Temos uma pessoa da nossa equipe nesta localidade e que nos passa informações a todo momento. Não houve ocorrências por lá”, concluiu


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

MENU