Detran RJ migra agendamentos de identificação civil para o Gov.br


O agendamento dos serviços de emissão e renovação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) passará a ser feito pela página do Detran RJ no Gov.br a partir de 26 de outubro (segunda-feira).

 

Segundo o órgão, o objetivo da mudança é reforçar a segurança e combater fraudes, com o auxílio de um sistema que exige autenticação. Para orientar a população sobre a transição, um aviso informativo estará disponível no site do Detran RJ a partir de 19 de outubro.

 

 

Por lei, os cidadãos brasileiros têm até 2032 para emitir o novo modelo de identidade. Até o momento, o Detran RJ já emitiu mais de 5 milhões de CINs.

 

 

Medida contra fraudes     
O Detran RJ tem adotado medidas de modernização para reforçar a segurança dos dados dos cidadãos fluminenses e combater tentativas de fraude ou a comercialização indevida de atendimentos.

 

A solução, desenvolvida em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), também pretende reduzir a ação de intermediários e a venda ilícita de vagas de agendamento, com a exigência de acesso validado pela plataforma Gov.br.

 

 

Distribuição aleatória das vagas     
Desde junho deste ano, o Detran RJ conta com um sistema de distribuição aleatória de vagas para facilitar a emissão da CIN. Em vez de disponibilizar todos os horários de uma só vez, o órgão insere as vagas ao longo do dia.

 

Segundo o Detran RJ, a medida dificulta a ação de robôs e de pessoas que se aproveitavam da previsibilidade para fazer reservas indevidas. O processo é totalmente automatizado, e o sistema foi programado para abrir vagas em diferentes horários, todos os dias.

 

Veja outras notícias da região neste link do site Itabapoana News


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

MENU