Festa de São Pedro une cultura e fé em Gargaú


O domingo foi marcado pela tradicional missa e procissão em homenagem ao santo, que percorreu as ruas da localidade.
Um dos eventos mais tradicionais do calendário oficial de São Francisco de Itabapoana, a Festa de São Pedro, em Gargaú, chegou ao fim neste domingo (28), depois de dez dias de programação social, cultural e religiosa, com o apoio da prefeitura, por meio de diversos órgãos, e parceria com o Sesc.

 

No dia dedicado ao santo, o vigário da Paróquia São Francisco de Paula, padre Janvier Kataka Kambale, destacou a devoção histórica na localidade, muito associada à principal atividade econômica desenvolvida pelos moradores: a pesca — que, segundo a tradição, foi o mesmo ofício de São Pedro antes de ser chamado por Jesus Cristo a se tornar apóstolo, sendo posteriormente considerado o primeiro papa da Igreja Católica.

 

— Celebrar esta devoção histórica é pedir pela pesca, que está difícil, mas, com a graça de Deus e intercessão de São Pedro, temos a esperança grande de que o mar e o Rio Paraíba do Sul voltem a ser fonte de vida, renda e dignidade, além de alimento, pois fornecem comida para todo o povo da cidade. Celebrar São Pedro é ganhar uma nova esperança no Senhor, além de seguirmos o exemplo de Cristo, ao sermos chamados para também sermos pescadores de homens para Deus — destacou o sacerdote.

 

A tradição também foi destacada por Lizandra Sales, moradora em Gargaú. Participante dos festejos desde criança, ela relatou tudo o que envolve celebrar o santo.

 

 

— A gente espera o ano todo para esta festa. E, quando chega, é muito bom ver os eventos com os moradores e visitantes participando, o que contribui para perpetuar essa cultura e tradição tão lindas e que faz parte da nossa história — destacou Lizandra.

 

Após a celebração, a procissão em homenagem ao santo percorreu as ruas da localidade. A festa foi encerrada com um show de Uister Mikael.

 

Desde o final de semana passado, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio de diversos órgãos, mobiliza equipamentos e estruturas, como palco, iluminação e sonorização, para dar suporte à programação preparada pela paróquia. Além disso, a partir de sexta-feira (26/06), shows em parceria com o Sesc animaram o público.

 

Veja outras notícias da região neste link do site Itabapoana News

 

 

 

 

 


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

MENU