Câmara Municipal de SFI promove evento sobre Fibromialgia

A entrega de cerca de 50 Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (Cipfibro) marcou o evento “Fibromialgia, a dor que não se vê. Conscientização, acolhimento e direito das pessoas com fibromialgia”, realizado na tarde desta quarta-feira (27/05) na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
As carteiras foram entregues pelo secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, a pacientes diagnosticados com a doença e cadastrados no Centro Municipal de Fibromialgia.
O documento garante identificação oficial às pessoas com fibromialgia e facilita o acesso a serviços de saúde, políticas públicas estaduais e atendimento prioritário.
Representando a prefeita Yara Cinthia, que cumpria agenda externa, a assessora da Procuradoria Geral, Sthéfany da Silva de Souza, participou da programação ao lado de autoridades municipais, profissionais de saúde e pacientes.
O presidente da Cãmara Municipal, Alexandre Barrão, elogiou inicialmente todas as mulheres guerreiras presentes no evento. ” Admiro a fibra dessas pessoas que lutam contra essa doença invisível, e mesmo acometidas pela dor, cuidam de suas famílias, de seus filhos, apesar de fazerem uso de medicamentos caros. Criamos o Centro em nossa cidade para o tratamento da Fibromialgia, Centro esse, que será entregue em breve e desta forma, superaremos alguns impecílios e vamos tornar esse local em realidade para a felicidade de toda a população de São Francisco.
Durante a entrega das carteiras, o secretário Fauazi destacou a importância do acolhimento às pessoas que convivem diariamente com a doença.
“Quero ressaltar nosso compromisso com os portadores de fibromialgia. Sabemos das limitações e dificuldades desses pacientes. Sabemos que toda dor é difícil, mas a fibromialgia é uma dor que acompanha a pessoa 24 horas por dia. Por isso, nossa secretaria está de portas abertas para dar o suporte necessário a todos os que sofrem com essa doença”.
O evento também contou com palestras da farmacêutica e presidente da Associação Estadual Fibro RJ, Camila Andrade Pires; da fisioterapeuta e especialista em traumas Fernanda Junqueira; da coordenadora da Fibromialgia da Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Rangel; e do psicólogo Renato Chagas, do Centro de Atendimento de Fibromialgia e coordenador da Saúde Mental do município. Também participaram da programação a subsecretária municipal de Saúde, Caroline Leal; o presidente da Câmara, Alexandre Barrão; a vereadora Patrícia Cherene e integrantes do secretariado municipal.
Veja outras notícias da região neste link do site Itabapoana News















































































































