Três são presos em operação da PF contra organização criminosa envolvida em homicídios no Norte do RJ

Sete dos nove mandados de prisão foram cumpridos. Do total, quatro pessoas já estavam presas, três foram detidas durante a operação e duas permanecem foragidas. Ação foi nesta sexta-feira (19).
Polícia Federal realizou uma operação nesta sexta-feira (19) com o objetivo de prender membros de uma organização criminosa vinculada a uma facção envolvida em diversos homicídios de membros de facções rivais, motivados por disputas territoriais no Norte Fluminense. A operação ocorreu em Macaé e Conceição de Macabu.
Sete dos nove mandados de prisão expedidos pela Vara de Conceição de Macabu foram cumpridos, sendo que quatro pessoas já estavam presas, três foram detidas durante a operação e duas permanecem foragidas. Além disso, foram executados 11 mandados de busca e apreensão.
Cerca de 50 agentes da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público participaram da Operação “Cangaceiros”.
O objetivo era desmantelar a organização criminosa que atua na região Norte Fluminense e que tem praticado homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A investigação que deu origem à operação teve como ponto de partida o apelido de um dos chefes da organização, que fazia referência ao líder do cangaço no Nordeste no início do século 20, Lampião.
Rodrigo Soares Terra, conhecido como “Lampião”, já estava preso desde o ano passado por homicídios.
Durante a operação, o celular dele foi apreendido e os diálogos interceptados revelaram todo o esquema, incluindo a chegada de fuzis, roubos de carros no Rio de Janeiro e tentativas de homicídios. A esposa de Rodrigo também foi alvo da operação. O material apreendido, assim como outros documentos de interesse para a investigação, foram encaminhados para a Polícia Federal no Rio de Janeiro.
