SFI participa do I Fórum Líder Norte Fluminense


Representado por uma comitiva de secretários municipais, São Francisco de Itabapoana (SFI) participou na tarde de quarta-feira (26) do I Fórum Líder Norte Fluminense, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

 

O encontro foi realizado no Centro de Convenções da Uenf, em Campos dos Goytacazes, e contou com representantes de nove municípios da região, além do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, que apontou os investimentos previstos para o Norte Fluminense, como a instalação de um condomínio industrial com previsão de gerar de 650 a 800 empregos.

 

Durante o fórum, foram apresentados resultados de nove meses de trabalho que reuniu líderes municipais para diagnosticar as aptidões e potencialidades da economia de cada cidade. SFI foi representado pelo secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto.

 

No decorrer de sua fala, Barreto apontou a importância do desenvolvimento regional da agricultura e a união das lideranças políticas para pleitear, junto aos três senadores fluminenses, a aprovação do Projeto de Lei 1440/19, do então deputado federal Wladimir Garotinho. A iniciativa parlamentar, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está parada no Senado Federal, reconhece o clima semiárido para o Norte e Noroeste do Estado e cria aportes de créditos e financiamentos para produtores rurais.

 

Enaldo também destacou as iniciativas da gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos para fornecer infraestrutura para pequenos e médios produtores, o que contribuiu para a diversificação agrícola e, consequentemente, para uma economia que não dependa tanto da chuva.

Paralelamente, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, citou o investimento da prefeitura na reforma de mais de 20 escolas e na promoção de cursos profissionalizantes, uma maneira de preparar mão de obra qualificada para os portos do Açu, em São João da Barra, e Central, em Presidente Kennedy.

 

— Com base na posição da nossa prefeita Francimara, sustentamos ainda a necessidade do término das obras da Ponte da Integração, junto com cabeceiras e estradas de ligação, para facilitar o acesso entre os municípios e também contribuir para o desenvolvimento econômico — afirmou.

Também integravam a comitiva são franciscana o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana; a subsecretária municipal de Educação e Cultura, Marcely Barreto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati; e o subsecretário municipal de Agricultura, Daniel Abílio.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU